banner-oab

banner-caa

banner-trt

banner-tjmg

banner-trf

banner-tst

banner-stj

banner-stf
quadraTrabalheConosco

Visitantes Online

51818

Área Restrita

Comissão de Meio Ambiente da OAB/MG toma posse

comissao-meio-ambiente

Foi realizada, na noite de ontem (26/08), no auditório da Escola Superior Dom Helder Câmara, a solenidade de posse dos membros da Comissão de Meio Ambiente da Seccional mineira da OAB. Compuseram a mesa de honra do evento o presidente Luis Cláudio Chaves, a secretária geral adjunta da OAB/MG, Helena Delamonica; o tesoureiro da CAA/MG, Lúcio Aparecido Sousa e Silva; o palestrante Celso Antônio Fiorillo; a conselheira seccional Luzia Cecília Costa Miranda, o presidente empossando da Comissão, Mário Werneck e o coordenador de Prática Jurídica da faculdade, Luiz Antônio Chaves.

Após prestar o compromisso formal, o presidente Luis Cláudio declarou empossados os novos componentes da Comissão. O presidente Mário Werneck usou da palavra para agradecer a indicação para o cargo. Fez referências elogiosas ao palestrante da noite, o advogado, especialista em Direito Ambiental, Celso Antônio Pacheco Fiorillo.

O representante da direção da Escola Superior Dom Helder, o coordenador Luiz Chaves, falou sobre a importância do evento, por se tratar "de uma das mais importantes e atuantes Comissões da OAB de Minas." Disse esperar que seja possível, brevemente, estabelecer parcerias com a entidade, pois a escola irá inaugurar o seu curso de mestrado em Direito Ambiental, iniciativa pioneira no país.

O presidente Luis Cláudio cumprimentou os membros da Comissão e destacou a importância do Direito Ambiental. "É fundamental que a juventude tenha a consciência de que o Direito Ambiental hoje visa, sobretudo, discutir questões de relevância para a sobrevivência das novas gerações", destacou. "É preciso verificar no ramo do Direito Ambiental um dos mais importantes na área do Direito", completou.

Em seguida, após a leitura do seu extenso currículo, foi dada a palavra a Celso Antônio Fiorillo, que começou sua apresentação subordinada ao tema "O patrimônio cultural e ambiental sob a ótica da Constituição Federal de 1988", alertando, logo no início que "noventa por cento do que interessa na área ambiental está na Constituição Federal. Sobram dez por cento para legislar. Significa dizer que grandes novidades não vão existir nas próximas décadas no plano ambiental."

Estiveram também presentes ao evento o presidente da Comissão de Acesso à Justiça e Modernização do Judiciário, Alexander Barroso Siqueira Neto; o diretor 2º secretário da CAA/MG, Henrique Augusto Mourão; o presidente da Subseção de Pedro Leopoldo, André Leonardo de Araújo Couto e o vice-presidente da Subseção de Luz, Gustavo Ferreira Carvalho.

A Comissão

São os seguintes os componentes da Comissão de Meio Ambiente da OAB/MG: Mário de Lacerda Werneck Neto (presidente), Walter Soares Oliveira (vice-presidente), Adriano Mendes Duarte, Beatriz Souza Costa, Carine Rocha da Veiga, Carlos Frederico Saraiva de Vasconcelos, Carolina Sampaio Batista, Cristina Campos de Faria, Darci Alves da Silva, Djalma José Bois, Fernando Luiz M. Arriel Cavalcanti Peixoto, Gabriel Campos Cunha, Gelva Costa Rodrigues, Gustavo Ferreira Carvalho, Júlio Magalhães Pires Duarte, Hamilton Marques Magalhães, Henrique Augusto Mourão, Liciane Faria Traverso Gonçalves, Lucas Augusto Ibrahim Marinho, Lúcio Aparecido Sousa e Silva, Luiz Carlos Silva Machado, Luiz Felipe Miragaia Rabelo, Mara Frois, Márcia Aparecida Coelho, Marcilene Aparecida Ferreira, Maurício Andrade Ruas, Mônica Costa Chaves Rossi, Otávio Gonçalves Freitas, Raquel Filgueiras Varoni, Renata Santana Pego, Ricardo Carneiro, Rodolpho Cavanelas Mares, Romi Araújo, Sabina Morais e Silva, Sérgio Eustáquio da Cruz, Thais Delfino Brasileiro dos Santos e Tiago de Mattos Silva.

Praeservare

comissao

quadraSTJ

quadraTST

Publicações em Destaque

                livro-5         livro-1          livro-2          livro-3           livro-2           livro-6          livro-7